20 novembro 2009

São Gabriel acolhe o VI Encontro Ser-tão Brasil

Entre 20 e 22 de novembro , o município de São Gabriel, na região de Irecê, interior da Bahia, vai receber cerca de 300 crianças, adolescentes, jovens e adultos para a realização do Encontro da Rede Ser-Tão Brasil, momento de culminância das ações realizadas pela Rede Ser-Tão Brasil – uma conexão entre 16 núcleos de arte-educação de cidades do interior da Bahia e 12 comunidades de Salvador – todos fazedores de arte, cultura, educação e cidadania.

A sexta edição do Encontro Ser-tão Brasil percorreu diversos caminhos até chegar, em 2009, a São Gabriel com o lema Tecendo e Trançando Quintais. É este VI Encontro Ser-tão Brasil um corajoso mensageiro de novas formas de nos organizarmos socialmente. Em 12 oficinas artísticas e 12 tamboretes sertanejos, muitas artes e possibilidades de experimentarmos “o Mundo Novo” que se anuncia com a disposição de tanta gente. Todo o trabalho estará organizado nos eixos: Cultura, Juventude e Participação, Cultura da Infância, Cultura e Educação Sócioambiental, Culturas Populares, Cultura e Saúde, Cultura e Economia Solidária.

Uma das mensagens vem do Movimento pela Infância que propõe ocupar e preservar espaços naturais das cidades, para que as crianças desenvolvam seus brinquedos e brincadeiras de forma espontânea e livre, em íntima ligação com a Natureza. Aqui, essa mensagem se expressa no “Quintal das Crianças”. Quando o Quintal passa a existir ele ganha protetores. As próprias crianças e os brincantes que se misturam a elas. Os brincantes são artistas, educadores, ativistas ambientais e lideranças comunitárias.

A outra vem do Clube de Trocas do Ser-Tão – todos podem trocar produtos e serviços sem usar dinheiro. Vai ser um jeito de conhecermos nossas afinidades, habilidades e histórias de vida procurando novas formas de sustentabilidade. A coleta seletiva também vai funcionar. Fique atento às orientações, aprenda como fazer e faça!

É também este VI Encontro um marco da participação da Rede nos espaços de proposição de Políticas Públicas. Pela primeira vez o Encontro tem caráter de Conferência Livre de Cultura. Todas as práticas vivenciadas vão ecoar na III Conferência Estadual de Cultura. Espaço que, por sua vez, demonstra a continuidade de ações efetivas da mais importante abertura para a participação popular na definição de uma política pública de cultura no Estado da Bahia.

Uma busca da Rede nos seus nove anos de existência. Um espaço conquistado, um espaço ocupado porque juntos estamos, mais uma vez, pensando e realizando um sonho que se sonha junto, concretizando práticas que serão irradiadas para tantos outros municípios, para outros estados e para a América Latina. Afinal, é aqui, nesse sertão, que tem início essa REALIDADE POSSÍVEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário